Brasil Econômico

Por meio de um acordo com o CME Group, contratos futuros de petróleo (WTI) são listados na Bovespa
iStock
Por meio de um acordo com o CME Group, contratos futuros de petróleo (WTI) são listados na Bovespa

A BM&F Bovespa anunciou a Seara Alimentos Ltda como a empresa escolhida para o programa de Formador de Mercado para contrato futuro de Milho (CMM). A instituição começou sua atuação diária obrigatória na quarta-feira (10), com um contrato cotado em reais por saca de 60 quilos líquidos para a negociação de milho em grão a granel da última safra, com máximo de 14%.

Leia também: Biólogo será indenizado após ser demitido enquanto estava com depressão

O Programa de Formador de Mercado da Bovespa tem como intuito assegurar referências de preço aos produtos listados na Bolsa, estimulando a liquidez de negociação dos produtos.

A atuação da Seara durará de maio a dezembro de 2017, nos vencimentos de maio e setembro de 2018. Nesse período, a entidade deve conter 80% de tempo de presença diária em pregão, o que amplia a formação de preços no mercado futuro de milho.

A quantidade mínima para o lançamento de ofertas de preço é 25 contratos, cumprindo o spread máximo de 2%, definido a partir do intervalo entre as ofertas de compra e venda. Itaú Unibanco também atua como Formador de Mercado para o contrato de Milho com os mesmos parâmetros da Seara.

Contratos futuros

O Programa de Formador de Mercado da B3 ainda abrange contratos futuros de Boi Gordo, Etanol Hidratado, Milho, Petróleo que já estão em seu segundo ciclo de atuação.

Você viu?

Boi Gordo

O contrato futuro de Boi Gordo (BGI) tem como intuito a negociação de bovinos machos com 16 arrobas líquidas ou mais de carcaça e com idade máxima de 42 meses.  É cotado em reais e tem o Itaú Unibanco AS e a JB S.A como instituições responsáveis pela atuação do contrato. Até abril de 2017, os formadores devem atuar nos vencimentos de novembro e dezembro de 2017 e janeiro de 2018.

O segundo período de atuação, referente a um período que vai de maio a novembro deste ano, engloba os vencimentos de maio e outubro de 2018. Em relação ao tempo, as instituições deverão ter 80% de presença diária em pregão e quantidade mínima de 25 contratos com spread máximo de 1,5%.

Etanol Hidratado

O contrato futuro de Etanol Hidratado (ETH) é cotado em reais por metro cúbico e abrange a negociação do etanol hidratado combustível, segundo especificações da Agência Nacional do Petróleo  (ANP). A Usina Alta Mogiana S/A foi a selecionada para atuar no contrato.

A quantidade mínima para o lançamento de ofertas de preço é de 25 contratos e o formador de mercado deve atuar nos três primeiros vencimentos, respeitando o spread máximo de R$ 50, definido a partir do intervalo entre as ofertas de compra e venda. 

Leia também: Inflação do aluguel registra recuo de 0,89% em maio, aponta FGV

Petróleo

O contrato futuro de Petróleo (WTI) tem como objetivo negociar o preço de ajuste do minicontrato futuro de Petróleo Light Sweet Crude Oil (WTI), ajustado na New York Mercantile Exchange (Nymex) e pertencente ao CME Group. É importante ressaltar que cada contrato é equivalente a 10% do tamanho do contrato original, ou seja, 100 barris de petróleo. O WTI é cotado em dólar norte-americano e tem como instituições responsáveis pela atuação no contrato até dezembro de 2017,  o Itaú Unibanco S.A. e o Banco Modal S.A. Durante esse período, os formadores deverão ter 80% de presença diária em pregão nos dois primeiros vencimentos. A quantidade mínima é de 50 contratos, respeitando o spread máximo de 0,80%. 

Soja

O contrato futuro de Soja (SJC) na Bovespa abrange o preço de ajuste do minicontrato futuro de Soja (Mini-Sized Soybean Futures) e é negociado na Chicago Board of Trade (CBOT), bolsa do CME Group. Cada contrato futuro é cotado em dólar norte-americano por saca de 60 quilos líquidos, tendo o Itaú Unibanco S.A. e o Banco Modal S.A. como instituições para atuação no contrato até dezembro de 2017. Os formadores também devem ter presença diária de 80% em pregão, quantidade mínima de 50 contratos e respeitar o spread máximo em dólares. 

Leia também: Entenda por que o internet banking está perdendo espaço para os aplicativos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!