Quando um país passa por dificuldades financeiras, qualquer profissional corre o risco de, em algum momento, poder perder o emprego. Para minimizar as chances de problemas, é importante sempre buscar uma qualificação proativa.
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Na hora de contratar alguém, as empresas mostram interesse por algumas qualidades específicas, como comprometimento, facilidade de comunição e interesse pelo propósito do trabalho. Pensando niso, Norberto Chadad, CEO da Thomas Case & Associados, fez uma lista com as principais dicas para se tornar um profissional mais competitivo. Confira:
1) Esteja sempre atualizado
É indispensável conhecer as novas ferramentas em gestão de negócios para se mostrar interessante para o mercado. Isso, além de ser essencial para a manutenção do emprego, também torna a pessoa competitivo no caso de participação em algum processo seletivo. O segredo não está apenas em fazer o trabalho diário que é pedido, mas, também, em apurar exemplos e dados que possam ajudar a dar propostas interessantes para a organização.
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2) Conheça a empresa
Também é importante saber quais dessas ferramentas se identificam com os negócios da empresa que você trabalha ou pretende trabalhar e que possibilitem mais agilidade nas atividades diárias, evitando erros e reduzindo custos com infraestrutura.
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3) Procure aperfeiçoamento
Durante a crise, é necessário fazer uma boa gestão financeira. Por isso, o investimento em aperfeiçoamentos deve caminhar junto com a política financeira, fazendo com que a análise de custo-benefício se torne de suma importância.
4) Desburocratize os processos
É importante ter uma visão moderna e digital. Portanto, quanto menos burocráticos forem os procedimentos melhor para a fluidez dos fluxogramas das atividades. Busque a inovação para quebrar rotinas tradicionais e superadas. Não é só porque a metodologia da empresa sempre funcionou que os custos não possam ser reduzidos e os benefícios não possam ser potencializados por meio de novas estratégias.
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5) Criatividade
Quando algo novo surgir em sua mente, avalie com atenção, pois pode ser algo útil ao seu trabalho. Incertezas são habituais em época de crise, portanto, aprenda a lidar com elas. Tire proveito da crise para crescer como profissional. Seja um bom observador, procure conhecer bem os seus parceiros e, em caso de corte de pessoal, analise o perfil dos que foram demitidos.