Tamanho do texto

O déficit em conta corrente da zona do euro atingiu 5,1 bilhões de euros em abril, em termos ajustados, ante o déficit revisado de 3,0 bilhões de euros em março, informou hoje o Banco Central Europeu (BCE)

selo

O déficit em conta corrente da zona do euro atingiu 5,1 bilhões de euros em abril, em termos ajustados, ante o déficit revisado de 3,0 bilhões de euros em março, informou hoje o Banco Central Europeu (BCE). O dado de março havia sido calculado inicialmente em 4,7 bilhões de euros.

A conta corrente do balanço de pagamentos reúne dados da balança comercial (exportações menos importações), da balança de serviços e das transferências unilaterais. Segundo o BCE, os déficits no comércio de bens e nas transferências foram apenas parcialmente contrabalançados pelos superávits em renda e serviços.

A zona do euro teve déficit de 4,1 bilhões de euros no comércio de bens em abril, em comparação com o superávit de 1,9 bilhão de euros no mês anterior. Já o superávit de 4,4 bilhões de euros no comércio de serviços registrado em março diminuiu para 2,7 bilhões de euros em abril.

Na conta financeira, sem os ajustes sazonais, o investimento direto e em carteira total mostrou fluxo de entrada líquido de quase 21 bilhões de euros em abril, abaixo do fluxo de entrada de cerca de 75 bilhões de euros em março. O déficit em conta corrente acumulado em 12 meses aumentou para 52,3 bilhões de euros em abril, ante 12,4 bilhões de euros um ano antes, em boa parte em consequência de um recuo no superávit de bens. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.