Tamanho do texto

Nova York, 30 out (EFE).- A Bolsa de Nova York abriu hoje com alta de 2,23% no Dow Jones Industrial após o anúncio de que a atividade econômica dos Estados Unidos se contraiu no terceiro trimestre menos que o esperado e que a Exxon Mobil anunciou um lucro recorde para uma companhia americana.

Após a abertura do pregão, o Dow Jones Industrial, índice mais importante de Wall Street, subia 200,8 pontos (2,23%), para 9.191,76.

O índice Nasdaq, no qual cotam várias empresas de tecnologia e internet, subia 45,67 pontos (2,76%), para 1.702,88, enquanto o índice seletivo S&P 500 subia 25,95 pontos (2,79%), para 956,04 A Bolsa de Nova York abria com seus principais indicadores em alta após o Governo americano informar que a atividade econômica do país diminuiu 0,3% no ano no terceiro trimestre do ano, arrastado pela maior queda no consumo em quase três décadas.

A maior parte dos analistas calculou que a diminuição seria de 0,5%.

Para o otimismo de Wall Street também contribuiu o fato de terem se intensificado em nível mundial os esforços para lutar contra a crise financeira.

Os bancos centrais de Taiwan e Hong Kong acompanharam hoje os passos do Federal Reserve (Fed, banco central americano) e cortaram as taxas de juros para reativar a economia.

O Banco Central de Taiwan anunciou um corte de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros, para 3%, enquanto a Autoridade Monetária de Hong Kong a diminuiu em 0,5 ponto percentual, para 1,5%.

Na última quarta o Fed cortou as taxas de juros em 0,5 ponto percentual, para 1%.

As ações da Exxon Mobil caíam 1,04%, apesar de a companhia petrolífera alcançar o lucro mais alto na história de uma empresa americana, tanto nos nove primeiros meses do ano, quando aumentou seu ganho em 29% com relação ao mesmo período de 2007, como no terceiro trimestre, quando o aumento foi de 58%.

As obrigações para dez anos desciam no mercado secundário da dívida e ofereciam uma rentabilidade, que se movimenta em sentido contrário, de 3,93, em comparação ao 3,84% do fechamento da última quarta. EFE bj/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.