Tamanho do texto

Campanhas, feitas por agências nacionais, foram anunciadas na lista de concorrentes a Leões de Ouro na categoria marketing direto

As primeiras listas de indicados a prêmios no festival de publicidade de Cannes, que teve início neste domingo, começam a ser divulgadas – e trazem campanhas que foram bastante comentadas pelos brasileiros nos últimos anos. As seleções (ou “shortlists”) para marketing direto e relações públicas, divulgadas neste primeiro dia de evento, incluem ações publicitárias como a que envolveu a volta do brinquedo Ferrorama, feita pela DM9DDB Brasil, e a que usou um manobrista bêbado para alertar para o perigo de misturar álcool e direção, criada pela Ogilvy.

Campanha da DM9DDB fez fãs montarem trilhos de Ferrorama no caminho de Santiago
Divulgação
Campanha da DM9DDB fez fãs montarem trilhos de Ferrorama no caminho de Santiago
A primeira foi indicada nas subcategorias “lançamento de produtos” e “resposta online direta”. O Ferrorama é um brinquedo que fez sucesso no Brasil nas décadas de 70, 80 e 90. Chegou a vender mais de 2 milhões de unidades na época. Após uma comunidade virtual pedir – no site Orkut – a volta do trenzinho, a agência lançou um desafio. Se os fãs conseguissem fazer um Ferrorama percorrer, sobre trilhos, os 20km finais do caminho de Santiago de Compostela, o brinquedo seria relançado pela Estrela. O desafio foi cumprido, o Ferrorama voltou, a campanha teve grande repercussão na mídia e agora pode conquistar Leões de Ouro para o país.

Outro concorrente nacional indicado a prêmios em Cannes é a campanha “manobrista bêbado”, da Ogilvy. A ação foi criada para o Bar Aurora & Boteco Ferraz, em São Paulo. Nela, um manobrista visivelmente bêbado pega o carro dos clientes para estacioná-los – o que, claro, deixa indignados os donos dos veículos. Eles tentam impedir que o ator-manobrista assuma o volante e, no auge das discussões, são avisados da pegadinha. E recebem o aviso, algo como: não deixe ninguém dirigir seu carro bêbado, nem você mesmo. Veja abaixo.


Mais campanhas brasileiras concorrem na categoria marketing direto. São elas: “poeple`s world cup”, feita pela agencia Boca para a Olympicus; “we deliver your download”, da AgenciaClick Isobar para a locadora Cine 24 Horas; a “is this Troller yours”, da JWT para a fabricante de veículos; “parental control”, da Ogilvy para a BandSports; “the ad you would keep”, da WMcCann para a Chevrolet; “Santa`s forgotten letters”, da Ogilvy para a Coca-Cola; “sand fill bottles” da Agencia Click Isobar para o Recycling Enviromental Institute; e a “the 3239km experience”, para autopromoção da Ogilvy.

A campanha do motorista bêbado concorre também na categoria "Promo & Activation", junto de outras oito indicações nacionais. Na lista de indicações para prêmios em RP, o Brasil teve uma participação mais modesta – apenas quatro trabalhos concorrem.

Os vencedores dessas três categorias serão anunciados amanha (20) à noite.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.