Tamanho do texto

Versão para celular ajuda a reduzir conta Por Filipe Serrano São Paulo, 11 (AE) - Que tal utilizar o Skype no seu celular para falar com outros usuários do programa sem pagar nada? Isso é possível se você tiver um telefone Wi-Fi (que acessa redes sem fio) e frequenta lugares onde haja uma conexão sem fio disponível. Pode até ser na sua própria casa.

Neste caso, a ligação é feita totalmente pela internet e a rede de sua operadora não é acionada. O gasto é zero, desde que o interlocutor do outro lado também utilize o Skype no celular ou no computador. Para fazer isso, instale em seu celular um aplicativo chamado Fring (leia página ao lado), que serve para usar o Skype e outros softwares de mensagens instantâneas no telefone, não só para mandar mensagem, mas também para chamadas de voz.

"Em casa, no trabalho ou na igreja, todos os lugares têm internet wireless, então fico logado o tempo todo no Skype e no MSN pelo celular", diz o gerente de vendas Helder Cavalcanti, de 29 anos, adepto do Fring, assim como muitos de seus parentes e amigos. "Só sinto falta das chamadas de vídeo."
Com o Fring, o Link realizou e recebeu chamadas do Skype sem dificuldades, mas a qualidade do áudio da ligação foi bastante inferior à do Skype no computador mesmo acessando a mesma conexão, via Wi-Fi.

Helder diz que o Skype ajudou a reduzir o valor da conta, mas não chega a substituir o celular porque, claro, não há redes sem fio em todos os lugares. É possível usar o Fring conectando-se à internet pela própria operadora, mas isso só é indicado para pessoas que assinem pacotes de dados, já que o consumo de banda para a transmissão de áudio é alto.

Além do Fring, o próprio Skype tem uma versão para celulares comuns e outra para smartphones com Windows Mobile (leia página ao lado). O Link testou a primeira delas e não conseguiu fazer ligações para outros usuários de Skype. O programa ensaiou discar para um número de telefone (por quê?), mas não completou. A mesma coisa aconteceu quando foi feita uma ligação paga de SkypeOut - para um número de telefone convencional utilizando os créditos do Skype.

O Skype disse ter encontrado instabilidade para fazer chamadas com o aplicativo no Rio e em São Paulo, onde o serviço está disponível, e que trabalha para resolver o problema.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.