Tamanho do texto

Resultado negativo já era esperado em função do Carnaval; vendas à vista caíram 2,1%

As vendas a prazo na cidade de São Paulo em fevereiro caíram 1,1% em relação a igual mês de 2011, informou nesta quinta-feira a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), tomando como base as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Em relação a janeiro, o recuo foi de 12,5%. O resultado negativo já era esperado pela ACSP em função do Carnaval, que no ano passado caiu em março. A entidade também destaca que, em fevereiro de 2011, a economia ainda estava aquecida. Já as vendas à vista, medidas pelo SCPC/Cheque, registraram retração de 2,1% na comparação entre fevereiro de 2012 e igual mês de 2011.

Em relação a janeiro, houve recuo maior, de 10,2%. O registro de carnês em atraso aumentou 11% entre fevereiro de 2011 e o mês passado, e 6,5% sobre janeiro. "Embora os dados de fevereiro estejam prejudicados pelo efeito calendário/base de comparação", afirma a ACSP em nota, "as vendas em março deverão apresentar elevação, porque o Carnaval de 2011 ocorreu naquele mês".

Segundo Rogério Amato, presidente da entidade, "independentemente de qualquer prognóstico, a sinalização fornecedida pelo Banco Central que os juros devem cair para um dígito e a persistência do otimismo do consumidor sugerem que a economia deverá retomar seu potencial de crescimento nos próximos meses".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.