Tamanho do texto

Washington, 28 out (EFE).- O ritmo de vendas de novos imóveis nos Estados Unidos registrou queda significativa de 3,6% em setembro, o que levou a taxa anualizada para 402 mil unidades, informou hoje o Departamento de Comércio.

A maioria dos analistas esperava que, após um ritmo de vendas de 417 mil unidades em agosto, as atividades do setor em setembro subissem a taxa a 438 mil imóveis.

A queda de setembro foi a primeira no ritmo de vendas após uma série de cinco meses consecutivos de aumento. O valor é 7,8% inferior em comparação com o mesmo período do ano passado.

A oferta de novos imóveis à venda no mercado caiu para 251 mil unidades em setembro - o nível mais baixo desde novembro de 1982.

O preço médio de um imóvel novo foi de US$ 204.800 este mês, 9,1% abaixo em relação ao ano passado.

Este resultado reflete a proximidade do término de um pacote econômico lançado pelo Governo do presidente Barack Obama, que inclui um crédito tributário de até US$ 8 mil para os que compram um imóvel pela primeira vez.

Para receber o benefício, os compradores devem obter a aprovação de seu empréstimo hipotecário e a assinatura definitiva do contrato antes de 30 de novembro.

Como os bancos agora são mais rígidos para conceder crédito, deixando para trás a prática de empréstimos fáceis com hipotecas de alto risco, os trâmites são demorados e muitos contratos preliminares não chegam à assinatura definitiva. EFE.

jab/dp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.