Tamanho do texto

As vendas de materiais de construção no Brasil cresceram 15,09% de janeiro a setembro ante o mesmo período do ano passado, segundo informou hoje a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat)

selo

As vendas de materiais de construção no Brasil cresceram 15,09% de janeiro a setembro ante o mesmo período do ano passado, segundo informou hoje a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O ritmo de expansão nos nove meses é o mesmo esperado para o acumulado do ano, quando o setor deve crescer 15%. Na comparação com o intervalo de janeiro a setembro de 2008, no entanto, as vendas domésticas de materiais foram 2,25% menores este ano.

Em setembro, houve aumento de 3,56% na comparação com o mesmo mês de 2009, mas queda de 1,26% na comparação com agosto deste ano. As vendas internas dos materiais básicos caíram 1,15% ante setembro do ano passado e recuaram 1,77% ante agosto. Já as de materiais de acabamento cresceram 13,35% em relação a setembro de 2009, mas ficaram 0,31% menores que as de agosto. Nos 12 meses encerrados em setembro, o faturamento do setor aumentou 9,94%.

De acordo com a Abramat, o nível de emprego na indústria de materiais de construção aumentou 11,77% em setembro ante o mesmo mês do ano passado e teve ligeira alta de 0,39% em relação a agosto. Conforme a sondagem mensal sobre a expectativa da indústria de materiais Termômetro Abramat, 88% dos empresários estão otimistas em relação às vendas no curto prazo. O levantamento apontou que 73% das indústrias têm perspectiva de investimento em produção para os próximos 12 meses. O nível de capacidade instalada utilizado em outubro é de 87%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.