Tamanho do texto

Autor de vários livros e artigos sobre a economia global, Wolf é uma das vozes mais influentes do cenário econômico

Martin Wolf é um dos colunistas mais respeitados do mundo
Getty Images
Martin Wolf é um dos colunistas mais respeitados do mundo
Martin Wolf é um dos comentaristas econômicos mais influentes do mundo. Colunista chefe do jornal britânico "Financial Times", Wolf assina uma coluna semanal no periódico de economia mais tradicional da Europa. Aliando sua experiência como economista e jornalista, Wolf ganhou notoriedade no cenário econômico global.

É um liberal confesso e um assíduo defensor da globalização e do livre mercado. Mas, após o estouro da crise mundial, em 2008, viu suas teorias perderem força e passou a basear seus artigos em propostas keynesianas para o mundo pós-crise.

Em 1971, integrou o programa de jovens profissionais do Banco Mundial e tornou-se economista sênior em 1974. Deixou a instituição em 1981 para se tornar diretor de estudos do Trade Policy Research Centre, de Londres. Seis anos mais tarde, chegou ao Financial Times. 

Wolf, que é formado em economia pela Universidade de Oxford, tem sua coluna discutida em um fórum na internet por 50 dos maiores economistas do planeta. 

Wolf também é autor de vários livros e diversos artigos sobre a economia global. Suas mais recentes publicações são "Porque a globalização não funciona" (2004) e "Corrigindo as finanças globais" (2009).

Foi nomeado Commander of the British Empire (CBE) em 2000, por seus serviços ao jornalismo econômico. Acumula uma série de prêmios, entre eles o prêmio máximo da Wincott Foundation, em 1989 e 1997, e o RTZ David Watt, em 1994. Em 2008, foi eleito o comentarista do ano no Workworld Media Awards.

No campo acadêmico, é membro associado do corpo diretivo do Nuffield College, Oxford, e professor especial da Universidade de Nottingham.

Recentemente, foi nomeado membro da Independent Commission on Banking, que formulará recomendações para reduzir os riscos sistêmicos no Reino Unido.

Desde 1999, Wolf participa das reuniões do Fórum Econômico Mundial de Davos, onde já foi moderador, e é membro do Conselho Internacional de Mídia, desde 2006. É doutor em Letras, honoris causa, pela Universidade de Nottingham, e doutor em Ciências Econômicas, honoris causa, pela Universidade de Londres.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.