Tamanho do texto

A União Europeia (UE) fechou um acordo com a Colômbia e o Peru para tornar o comércio mais livre entre o bloco europeu e esses dois países sul-americanos, informou hoje um porta-voz da Comissão Europeia. Sim, há um acordo, confirmou o funcionário, após a nona rodada de conversas entre as partes.

O acordo, que inclui produtos manufaturados, do setor de agricultura, serviços e investimentos, estabelece "uma nova agenda de oportunidade econômica para as duas regiões", afirmou a Comissão Europeia em comunicado. O texto diz ainda que "um princípio fundamental" seguido é o compromisso do Peru e da Colômbia com os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável de economias "baseado na proteção e na promoção dos direitos do trabalho e ambientais".

O pacto interessa ao bloco europeu, pois acaba com barreiras alfandegárias a suas indústrias, em particular no setor automotivo. Os europeus também querem acesso melhor aos mercados peruano e colombiano para vinhos e outras bebidas alcoólicas, além de produtos derivados do leite. Já Peru e Colômbia estão interessados em manter e ampliar suas exportações de banana, açúcar, rum e outros produtos agropecuários, como frango e carne de boi.

O acordo "irá ancorar a Colômbia e o Peru em uma reforma e inaugura uma agenda que é crucial para os interesses da UE na América Latina", afirma o comunicado. O pacto também leva em conta os "diferentes níveis de desenvolvimento" de Peru e Colômbia. O acordo passará a valer imediatamente para 80% dos produtos industriais peruanos e 65% dos colombianos. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.