Tamanho do texto

A Bolsa de Tóquio fechou em forte alta depois que um iene mais fraco estimulou compras de ações de empresas exportadoras, enquanto o setor automotivo foi impulsionado pela notícia de que a Mitsubishi Motors negocia uma possível aliança de capital com a Peugeot-Citröen. O índice Nikkei 225 subiu 368,73 pontos, ou 3,8%, para 9.

977,67 pontos, o maior ganho porcentual e em pontos desde 7 de maio.

Segundo os analistas, a notícia da Mitsubishi Motors melhorou o sentimento em todo o mercado japonês. As ações da Mitsubishi Motors subiram 13% após a montadora informar que negocia uma aliança de capital com a Peugeot-Citröen. A transação pode levar a montadora francesa a assumir uma participação significativa em sua concorrente japonesa. Outras montadoras subiram com a notícia: a Toyota fechou com alta de 5,6% e a Mazda ganhou 6,7%.

O apetite dos investidores estrangeiros voltou. De acordo com Mamoru Nakajo, gerente da Phoenix Securities, isso se deve em parte à notícia de que as medidas de estímulo econômico a serem financiadas por um segundo orçamento suplementar devam totalizar cerca de 20 trilhões de ienes (US$ 227,546 bi). O dólar chegou a 87,93 ienes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.