Tamanho do texto

SÃO PAULO - O mercado de telas planas deverá crescer 5% ao ano até 2015. Nesse meio tempo, porém, as telas com tecnologia OLED (diodo orgânico emissor de luz, na sigla em inglês) e as para subnotebooks terão o mais alto ritmo de crescimento no período. No caso das telas OLED, a expectativa é de uma taxa de expansão anual média de 167%. Já as vendas de componentes para mini-notebooks deverão aumentar 74% no período, afirma a consultoria DisplaySearch, subsidiária do grupo de pesquisas norte-americano NPD.

As TVs OLED e os subnotebooks serão a próxima grande oportunidade para as fabricantes de telas planas, afirmou o vice-presidente de Análise Estratégica da DisplaySearch, David Barnes. No último ano, identificamos o potencial que a demanda por molduras digitais para fotos teria para liderar o crescimento nas vendas em termos de unidades (de telas), acrescentou.

Segundo ele, porém, embora a expansão nesses produtos continue forte, as telas OLED e para subnotebooks têm crescido muito mais aceleradamente. Pelas contas da DisplaySearch, a taxa de crescimento anual média das molduras digitais deverá ser de 32% até 2015.

O levantamento da DisplaySearch mostra que as vendas de telas planas para todos os tipos de aplicação recuaram 12% entre o quarto trimestre de 2007 e o primeiro deste ano, para um total de 881,7 milhões de unidades. Segundo a consultoria, esse declínio é normal, dada a sazonalidade do mercado. Na comparação com o mesmo trimestre de 2007, as vendas de unidades entre janeiro e março aumentaram 15%, principalmente por conta da forte demanda por telas para subnotebooks e molduras digitais.

No total, os celulares foram responsáveis pelo consumo de 45,8% das unidades de telas comercializadas no primeiro trimestre. Em um distante segundo lugar, aparecem os computadores de mesa (desktops), que consumiram 9,1% das telas vendidas no período. Os painéis para TVs LCD e de plasma foram responsáveis por 3,5% da demanda de unidades.

(José Sergio Osse | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.