Tamanho do texto

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) segue operando com acentuada alta, com o movimento comprador apenas um pouco menos eufórico do aquele registrado no começo dos negócios, quando o índice chegou a subir 9,80%. Por volta das 14h45, o Ibovespa ganhava 7,58%, somando 52.092 pontos.

Acordo Ortográfico

O operador de mercados futuros da Terra Futuros, Daniel Negrisolo, comentou que o mercado como um todo passa por um movimento de zeragem de posições pessimistas. Aquele que comprou dólar a R$ 1,95 e apostou na queda na bolsa para além de 46 mil pontos vai ter de refazer suas apostas, resume.

Essa reversão de posições, que começou ontem e perdura esta sexta-feira, está apoiada na expectativa dos agentes de uma solução de longo para crise de crédito será anunciada nos Estados Unidos.

Em pronunciamento, o secretário do Tesouro, Henry Paulson, disse que trabalhará arduamente no fim de semana com os congressistas para formatar um plano que resolva as raízes da crise financeira. "Estamos falando de centenas de bilhões de dólares", disse.

O pronunciamento de Paulson vai de encontro com as notícias que começam a sair na noite desta quinta-feira sobre a possibilidade de criação de uma agência com diversas atribuições, entre elas a de coordenar o processo de compra, venda e resgate de instituições financeiras e concentrar os créditos podres.

Ainda de acordo com Negrisolo, esse ajuste técnico garante a melhora de curto prazo, mas os fundamentos seguem bastante negativos, com esperada desaceleração da economia global nos próximos meses.

Em Wall Street, as compras também são bastante acentuadas, com o Dow Jones ganhando 3,29%, enquanto o Nasdaq subia 2,68%.

Dólar

Depois de dias de ganho ante o real, o dólar vem tendo um dia de desvalorização nesta sexta-feira. Por volta das 15h, a moeda americana era cotada a R$ 1,830, com queda acentuada de 4,74%.

Serviço 

Mais notícias

Para saber mais

Opinião

Leia mais sobre Bovespa - dólar

    Leia tudo sobre: bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.