Tamanho do texto

Milhares de funcionários públicos do Reino Unido votaram a favor de uma greve no próximo dia 30

selo

Milhares de funcionários públicos do Reino Unido votaram em favor de uma greve no próximo dia 30, em protesto contra medidas de austeridade do governo. Em comunicado, o Sindicato dos Serviços Públicos e Comerciais informou que 61,1% dos participantes da votação aprovaram a greve.

O sindicato consultou mais de 250 mil filiados, que trabalham em agências e departamentos do governo como tribunais, aeroportos, escritórios de passaportes e impostos, mas apenas 32,4% responderam. O Sindicato Nacional dos Professores confirmou mais cedo que milhares de seus associados também preparam uma greve para o dia 30 contra a reforma do sistema de aposentadoria.

O governo de coalizão do primeiro-ministro David Cameron adotou um ambicioso programa de austeridade de 111 bilhões de libras que deve levar ao corte de mais de 300 mil empregos públicos em quatro anos. Os sindicatos afirmam que o governo está cortando demasiadamente e deveria adotar mais medidas para gerar empregos e crescimento. No dia 26 de março, uma manifestação contra os planos do governo reuniu centenas de milhares de pessoas em Londres.

Outros sindicatos indicam que projetam paralisações. O Unison, maior sindicato do setor público do Reino Unido, informou ontem que poderá consultar quase 1,2 milhão de filiados sobre um protesto contra as mudanças na aposentadoria. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.