Tamanho do texto

Paris, 18 mar (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, receberá amanhã no Palácio do Eliseu o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, para preparar o Conselho Europeu e a cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) prevista para 2 de abril, em Londres.

O Palácio do Eliseu confirmou o encontro em um breve comunicado, no qual precisa que os dois líderes terão um "almoço de trabalho".

Na agenda do encontro, há apenas dois pontos: o Conselho Europeu realizado amanhã e na sexta-feira, em Bruxelas, e a cúpula do G20 em Londres.

A reunião acontecerá apenas algumas horas antes do encontro dos líderes da União Europeia (UE) em Bruxelas, que busca coordenar uma posição comum da Europa diante da reunião em Londres.

Sarkozy já antecipou que está totalmente decidido a que a reunião do G20 alcance "resultados concretos para o reforço da regulação financeira internacional".

O presidente francês fez essa afirmação na carta que ele e a chanceler alemã, Angela Merkel, enviaram ao presidente da UE e primeiro-ministro tcheco, Mirek Topolanek, e ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e que foi divulgada nesta terça-feira pelo Palácio do Eliseu.

Nessa carta, Sarkozy e Merkel destacavam que "a grande prioridade é construir uma nova arquitetura financeira global" e que "a UE deve adotar uma posição comum e tomar a iniciativa neste assunto". EFE pi/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.