Tamanho do texto

Capital paulista aparece em 33º lugar no ranking da consultoria AT Kearney. Nova York, Londres e Paris lideram

Vista dos prédios e antenas da Av.Paulista.
AE
Vista dos prédios e antenas da Av.Paulista.
O Brasil tem duas cidades entre as mais globalizadas do mundo. São elas São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente 33ª e 53ª colocadas do Global Cities Index, ranking bienal da consultoria AT Kearney. A lista é liderada Por Nova York, Londres e Paris, que nesta edição recuperou a terceira posição, perdida em 2010 para Tóquio, devolvida agora ao quarto lugar.

Veja também: galeria com imagens de outras cidades

O ranking leva em consideração cinco critérios, com pesos diferentes: atividade empresarial (30%), capital humano (30%), fluxo de informações (15%), experiência cultural (15%) e influência política (10%).
Em uma escala de 1 a 10, na qual Nova York alcança 6,35 pontos, São Paulo tem 2,19 e o Rio de Janeiro 1,31. Buenos Aires, a cidade latino-americana mais bem colocada na lista, na 22ª posição, soma 2,71 pontos.

Na edição deste ano da pesquisa, o que surge como novidade não é a posição das líderes, mas a força com que cidades chinesas estão emergindo. De acordo com a AT Kearney, ao que tudo indica, Pequim e Shangai serão sérias rivais das cidades ocidentais em 10 ou 20 anos. Pequim hoje é a 14ª da lista, com 3,05 pontos. Shangai é a 21ª, com 2,73.

Neste sentido, São Paulo e Rio de Janeiro deverão ficar estagnadas. Na avaliação da consultoria, as duas cidades tem poucos fatores pesando contra sua ascensão no ranking – os critérios usados são aumento de poluição, instabilidade política e corrupção, e deterioração do sistema de saúde. Mas também poucos pesando a favor, levando-se em conta uma combinação de crescimento do PIB, expansão da classe média, melhorias em infraestrutura e facilidade de fazer negócios.

Pesando prós e contras na balança, a AT Kearney aponta Bogotá, na Colômbia, como candidata mais forte a galgar posições no ranking nos próximos anos. No atual, aparece em 55º lugar, com 1,17 pontos.

Centros do mundo

As dez cidades mais globalizadas, segundo estudo da consultoria AT Kearney

Gerando gráfico...
Fonte: Global Cities Index - 2012

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.