Tamanho do texto

Salão Imobiliário deve movimentar R$1 bi em crédito em 4 dias

SÃO PAULO (Reuters) - A edição deste ano do Salão Imobiliário São Paulo deve resultar em cerca de 1 bilhão de reais em financiamentos, segundo a Reed Exhibitions Alcantara Machado, que promove o evento.

"O nível será similar ao de 2009, com base nas informações dos bancos que estarão presentes --Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC", disse a diretora de feiras da empresa, Marly Parra, nesta quarta-feira.

Na semana passada, a Caixa elevou sua estimativa de oferta de crédito imobiliário em 2010 de 60 bilhões para 70 bilhões de reais.

O Salão Imobiliário, que acontece de 23 a 26 de setembro em São Paulo, irá disponibilizar mais de 200 mil imóveis com valor a partir de 150 mil reais. Metade do volume será composta por empreendimentos fora do Brasil, sendo 50 por cento em países da América Latina e o restante nos Estados Unidos.

Considerando o piso do valor dos imóveis disponíveis, não serão oferecidas unidades integrantes do programa habitacional do governo federal "Minha Casa, Minha Vida".

"O salão não inclui imóveis na periferia, mas sim na cidade de São Paulo... Este ano teremos um número maior de imóveis de empresas estrangeiras", afirmou Marly, acrescentando que a maioria dos imóveis ofertados ficará na faixa de preço de 300 mil reais.

De acordo com ela, cerca de 40 por cento das vendas fechadas durante o evento devem ser feitas por meio de financiamento bancário, enquanto 13 por cento serão financiadas diretamente com as construtoras.

PRÊMIO MASTER

O Secovi-SP (Sindicato da Habitação), em parceria com a Federação Internacional das Profissões Imobiliária (Fiabci), apresentou nesta quarta-feira os 16 vencedores do Prêmio Master 2010, considerado pela indústria imobiliária como a maior premiação nacional do setor.

Cyrela Brazil Realty, Brookfield Incorporações, Tecnisa, Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, Iguatemi e WTorre ficaram entre as empresas vencedoras este ano.

(Por Vivian Pereira)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.