Tamanho do texto

A construção de um condomínio provoca impacto significativo na vizinhança. Desde o movimento de caminhões, sujeira, barulho, até o trânsito que aumenta após a mudança dos novos moradores.

"A gente sabe que obra é sempre um transtorno. Mas sabe também que, no futuro, pode trazer benefícios para o local", afirma o diretor de Incorporação da construtora Company, José de Albuquerque.

Por causa disso, a construtora procura estreitar o relacionamento com os vizinhos. "Contratamos uma empresa de gestão de vizinhança que se reúne com os moradores, explica como vai ser feita a obra e os problemas que podem ocorrer." A idéia é mostrar que, ao longo dos dois anos de obras, haverá também benefícios como o aumento da segurança no quarteirão e a futura valorização dos imóveis. "As pessoas costumam receber melhor quando percebem que você está sendo sincero e não esconde que vai ter, sim, bate-estaca e poeira. Mas nós evitamos ao máximo a sujeira na rua, lavamos as rodas dos caminhões."

Em alguns casos, inclusive, a empresa até oferece a reforma das fachadas da vizinhança. O resultado aparece nas vendas: cerca de 15% dos compradores são vizinhos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.