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BRASÍLIA - A Receita Federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) possuem atendimento telefônico personalizado em um único número desde a semana passada, o 146. A integração do atendimento via telefone objetiva simplificar o acesso e orientação sobre os serviços de consulta à lista de devedores e emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), entre outros, com a ajuda de atendentes.

A Receita e a PGFN informam que o próximo passo será o atendimento telefônico automático no "call center". O serviço será parecido com a navegação atual na internet, bastando que o contribuinte digite o CPF ou o número de inscrição na dívida ativa.

Em nota, os dois órgãos públicos avaliam que a nova opção de acesso aos serviços e informações da PGFN e da Receita " tem o potencial de trazer ganhos significativos para as duas instituições e para os contribuintes, principalmente aqueles de localidades sem acesso à internet ou de localidades afastadas dos postos de atendimento presenciais " .

(Azelma Rodrigues | Valor)

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