Tamanho do texto

BRASÍLIA - Os indicadores econômicos neste primeiro trimestre devem ditar como será o crescimento econômico no restante do ano, avaliou, nesta terça-feira, o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro.

De acordo com o ministro, como em dezembro a indústria e comércio realizam contratações temporárias e estocam produção, janeiro acaba sendo um mês de  "desaceleração norma". Para Múcio, somente no mês de março a economia deve acelerar novamente. "Esse primeiro trimestre é mais difícil e dará o norte dos meses de 2009 na economia", disse  José Múcio Monteiro 

Segundo o presidente Lula, a equipe econômica deve anunciar novas medidas contra a crise financeira mundial até o final de janeiro. Múcio não detalhou quais seriam essas medidas, mas garantiu que a preocupação do governo é a de sempre "evitar o desemprego e estimular o consumo".

Este mês completará um ano do anúncio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Existe uma expectativa de que algumas das ações programadas pelo governo federal façam parte do programa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.