Tamanho do texto

O presidente russo Dimitri Medvedev propôs nesta terça-feira a seus colegas do Grupo dos Oito Países Mais Ricos (G8) a convocação de uma conferência sobre cereais para estudar como frear a disparada dos preços dos produtos agrícolas.

"É necessário criar um novo formato dentro do G8, com uma reunião com ministros da Agricultura e uma 'conferência sobre cereais'", afirmou, acresentando que essa proposta recebeu o apoio de seus colegas.

O G8 se declarou nesta terça-feira profundamente preocupad com a forte alta dos preços mundiais dos alimentos e a escassez de comida.

"Os impactos negativos desta tendência pode empurrar milhões de pessoas ainda mais para a pobreza, retrocedendo os progressos realizados no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", afirmaram.

Os líderes do G8 também pediram nesta terça-feira que as nações com reservas suficientes de alimentos liberem seus estoques para que os países em dificuldades possam enfrentar os preços recordes dos alimentos.

É "imperativo eliminar as restrições à exportação" que prejudicam as aquisições de comida, indicaram os líderes em um comunicado sobre segurança alimentar.

"Também pedimos aos países com reservas suficientes de alimentos que as liberem como parte de seu superávit para países que precisam, em uma época de preços significativamente elevados, de maneira que não distorça o comércio", acrescentaram.

dr-lbc/dm/cn

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.