Tamanho do texto

Empresa francesa de serviços públicos começa a desinvestir para reduzir endividamento

Reuters

PARIS, 28 Jun (Reuters) - A empresa francesa de serviços públicos Veolia vendeu sua participação majoritária em negócio no mercado regulado de água no Reino Unido por 1,24 bilhão de libras (1,92 bilhão de dólares), incluindo dívida, conseguindo um marco em sua meta revisada de retornar à lucratividade e de corte de dívidas.

É o primeiro desinvestimento significativo da empresa desde que Antoine Frerot, presidente do Conselho de Administração e presidente-executivo, anunciou uma reorganização em dezembro, a fim de reduzir dívidas que se amontoaram depois de uma onda de aquisições promovida pelo fundador e presidente da Veolia, Henri Proglio.

A alienação vai eliminar 1,45 bilhão de euros de um passivo de 14,7 bilhões de euros que a Veolia possuía até o fim do ano passado, e ajudando a encontrar a meta de reduzir a dívida para abaixo dos 12 bilhões de euros até o fim de 2013, com venda de ativos avaliados em 5 bilhões de euros.

Analistas dizem que o valor que a Veolia vai receber pela unidade, amplamente vista como a mais atraente que ela obteve ao colocá-la a venda, superou as expectativas e que a libra mais forte ante ao euro ajudou a sustentar o valor do negócio em euros.

(Por Caroline Jacobs, reportagem adicional de Blaise Robinson)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.