Tamanho do texto

SÃO PAULO - Após operar em baixa durante a manhã, diante de preocupações acerca da economia mundial, os mercados europeus se recuperaram e fecharam em alta nesta terça-feira, puxados pelo bom desempenho das ações do setor de energia, especialmente de petróleo. Em Londres, o índice FTSE-100 subiu 1,85% e fechou com 4.

208,55 pontos. Em Paris, o CAC-40 teve alta de 1,11%, para 3.217,40 pontos. Em Frankfurt o DAX 30 avançou 0,49%, para 4.579,47 pontos.

Além da ajuda do petróleo, os pregões das principais praças européias foram influenciados positivamente pelo bom movimento em Wall Street o meio da tarde, que apareceu após os bons resultados apresentados pela Hewlett-Packard (HP).

Entre os produtores de petróleo, as ações da British Petroleum (BP) avançaram 4,1%, enquanto que os papéis da francesa Total subiram 4,3%. Empresas menores, como Emerald Energy, Cairn Energy e Premier Oil também ganharam valor nesta terça-feira, puxando para cima os índices europeus.

Apesar da alta, analistas disseram que a volatilidade continua bastante forte e que os ganhos de um dia não querem dizer muita coisa em um contexto maior.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.