Tamanho do texto

A Portugal Telecom (PT) já tem uma estratégia financeira para comprar a participação da Telefônica na Vivo, segundo o site do jornal português Diário Econômico. De acordo com a reportagem, essa estratégia poderá avançar logo que os espanhóis concretizem a aguardada fusão com a Telecom Italia.

O Diário Econômico afirma que a direção da Portugal Telecom tem vários planos, "que passam pela compra, com recurso a dívida, da totalidade da participação da Telefônica", avaliada entre 3,5 bilhões e 4,5 bilhões de euros.

O site do jornal lembra que o presidente-executivo da companhia portuguesa, Zeinal Bava, já afirmou que ela tem capacidade para financiar todos os seus projetos de crescimento e está numa posição de compradora da Telefônica. O site ressalta, no entanto, que Bava nunca explicou como a empresa poderia efetuar a compra, "sendo que no mercado ainda há quem duvide da capacidade da PT para realizar a operação".

O Diário Econômico apurou que "a operadora portuguesa pretende recorrer à dívida com base no seu próprio balanço, mas também no da Vivo, empresa brasileira que, em 2009, multiplicou por cinco o seu cash flow (fluxo de caixa) e que ao mesmo tempo está pouco endividada."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.