Tamanho do texto

"Dentro das regras da OMC", País terá "tolerância zero" para todo o tipo de triangulação contrabando e falsificação de origem

selo

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior , Fernando Pimentel, disse nesta terça-feira que o conjunto de desonerações de impostos para incentivar a indústria será de algo em torno de R$ 25 bilhões até o final de 2012. Após o anúncio da nova política industrial, ele ressaltou ainda que "dentro das regras da OMC (Organização Mundial do Comércio)" o país terá "tolerância zero" para todo o tipo de triangulação, contrabando e falsificação de origem.

"Nós temos que proteger nosso mercado. Foi difícil construir o que temos hoje. Não vamos permitir que esse poder de consumo seja usado de forma predatória e irregular por importações que chegam do mundo inteiro. Vamos combater isso com todo o rigor", frisou Pimentel.

Apesar dos embates dos ministérios da Fazenda e Desenvolvimento para definir o valor das desonerações, Pimentel fez questão de dizer que houve um período de muito debate mas que não há divergências com a pasta do colega Guido Mantega. "A Fazenda faz o papel dela de defender as metas fiscais e nós defendemos a posição de chegar ao limite, ao máximo possível, de apoio à indústria nacional", complementou.

O ministro afirmou ainda que o Reintegra (Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras), criado por medida provisória e que vai devolver crédito ao exportador, vai funcionar como um capital de giro na veia da indústria de manufaturados, que tem sido prejudicada com a valorização do real frente ao dólar. Ele classificou a nova política industrial como "corajosa".

Leia ainda:

- Política industrial: Ivan Ramalho diz que é abrangente e positiva

- Presidente da CNI diz que plano Brasil Maior é 'insuficiente'

- Fecomercio elogia Brasil Maior, mas pede extensão a todos setores

- Abimaq: medidas serão inócuas se não mexer no câmbio

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.