Tamanho do texto

Economia norte-americana cresceu 1,8% entre janeiro e março, contra 3,1% dos últimos três meses de 2010

A economia dos Estados Unidos desacelerou nos três primeiros meses do ano. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento de Comércio local, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou crescimento anual de 1,8% nos três primeiros meses do ano.

No último trimestre de 2010, a alta da economia norte-americana havia sido de 3,1%.

Está é a primeira divulgação do PIB dos EUA. Os números ainda passarão por uma revisão – a ser divulgada no próximo dia 26 maio – até ter os dados finais divulgados oficialmente, em junho.

Segundo o Departamento de Comércio, o crescimento do primeiro trimestre foi puxado por gastos do consumidor, investimentos em estoques privados, exoprtações e investimentos não residenciais fixos. Por outro lado, pesaram negativamente os gastos do governo - tanto na esfera federal, quanto na estadual e municipal - e as importações. 

"A desceleração do PIB no primeiro trimestre refletou principalmente uma forte recuperação das importações, a desaceleração do gasto do consumidor e a redução dos gastos do governo federal", disse o Departamento de Comércio, em comunicado.

Já o estoque privado de investimento, continuou a autoridade norte-americana, compensou parcialmente as perdas listas acima e as desacelerações no investimento fixo não residencial e nas exportações.