Tamanho do texto

RIO - A Petrobras firmou acordo de cooperação tecnológica com a Schlumberger, empresa da área de suprimentos em tecnologia e soluções para a indústria de petróleo e gás, que envolve quatro projetos de pesquisa e desenvolvimento dos reservatórios do pré-sal. O acordo tem duração de três anos, com possibilidade de renovação por outros três, e a estatal prevê investir US$ 10 milhões nos projetos.

As empresas vão desenvolver projetos de tecnologias eletromagnéticas para melhorias na caracterização de reservatórios profundos, de tecnologias de análises de dados sísmicos, de tecnologias de ressonância magnética nuclear e de sensores eletroquímicos.

Devido ao acordo, a Schlumberger instalará no Rio de Janeiro, em 2010, um centro de pesquisas, na Ilha do Fundão, Zona Norte da cidade. A unidade será o primeiro centro de excelência da companhia franco-americana a ser implantado no hemisfério sul. Atualmente, a rede de excelência da companhia tem 13 centros em países como Noruega, Estados Unidos, Arábia Saudita, Canadá e Cingapura.

Em nota divulgada pela Petrobras, o diretor executivo da Schlumberger, Antônio Ferreira, afirma que o centro tecnológico deverá abrir aproximadamente 300 vagas para técnicos brasileiros.

(Rafael Rosas | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.