Tamanho do texto

A forte alta das ações da Petrobras, que sobem cerca de 7%, levou o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) a mudar de direção e passar a operar em alta. Às 12h40 (de Brasília), o Ibovespa subia 1,32%, a 50.

287 pontos, na pontuação máxima do dia e registrava um volume financeiro de R$ 2,27 bilhões. Na mínima, o indicador chegou a ser negociado abaixo do nível de 49 mil pontos, a 48.217, com queda de 2,85%.

No mesmo horário, as ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) da Petrobras disparavam 7,18% e 6,28%, respectivamente. Ontem, a estatal petrolífera confirmou, após o fechamento do mercado, a existência de até 4 bilhões de barris de petróleo e gás abaixo da camada de sal no prospecto (área com potencial de reservas) de Iara, localizado ao lado do Campo de Tupi, na Bacia de Santos. Juntos, os dois projetos podem ter um volume de petróleo próximo das reservas provadas brasileiras, de 14 bilhões de barris de óleo equivalente (somado ao gás). O reservatório de Iara deve começar a produzir a partir de 2011.

Ontem, nas negociações eletrônicas após o fechamento da sessão regular (after market), os papéis da Petrobras bateram o limite de alta de 2%, logo depois de a estatal ter confirmado a o potencial de petróleo leve e gás natural na camada pré-sal do Campo de Iara.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.