Em nosso país, a figura da ‘sacoleira’, sempre foi uma presença marcante no comércio informal. Antigamente era comum essas mulheres visitarem a casa das clientes para levar os seus produtos, costume que ficou para trás com a popularização da internet e das redes sociais.
As empreendedoras se adaptaram aos novos tempos e o período de pandemia acelerou essa mudança que já estava em curso. Hoje, elas estão ganhando muito em eficiência com o auxílio da web. Na montagem do estoque, por exemplo, o acesso a fornecedores é facilitado, é possível fechar negócios com comerciantes de cidades distantes.
Crescimento das vendas e dos negócios
O resultado é a expansão das vendas e dos negócios que atingem cada vez mais consumidores . Segundo dados recentes da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), existem cerca de 3,5 milhões de sacoleiras no Brasil.
Em 2022 foram comercializados produtos e serviços por venda direta por aqui, gerando um volume de negócios de R$ 45 bilhões. Quase 20% das vendas correspondem à categoria de roupas e acessórios, com destaque para o comércio de joias e semijoias.
As joias personalizadas são uma forte tendência e ótima opção de investimento para as sacoleiras. Há um baixo custo envolvido no processo, já que o cliente costuma deixar um valor de entrada, dinheiro suficiente para custear a compra do item.
Utilize as redes sociais
Quando falamos de vendas online, a principal ferramenta utilizada pelas sacoleiras digitais é o WhatsApp , que permite um contato mais próximo entre vendedor/consumidor. Por meio do aplicativo de mensagens instantâneas é feito o envio de fotos dos itens e a comunicação por áudio, vídeo e por texto.
No entanto, para divulgar produtos, as redes sociais são o veículo mais importante, pois muitas das pequenas empreendedoras não possuem site próprio. Plataformas de vídeos curtos como o TikTok e o Instagram têm se destacado.
Como se conectar com o público
O ideal é que a vendedora tenha uma presença ativa nessas redes e exponha os seus itens de forma criativa e divertida, participando de trends e outros virais de conteúdo. A sacoleira que pretende ter êxito com as vendas online precisa entender que a rede social é composta de pessoas que se conectam com outras pessoas.
Não estamos apenas em busca de fotos e artes digitais, queremos ver outros rostos por meio dos vídeos. É crucial gravar a própria imagem para gerar uma conexão real com o público , a aparência não é o que importa, mas o engajamento gerado.
Tenha estoque sempre disponível
Para finalizar, na venda direta, a sacoleira precisa aprender que ter estoque disponível é imprescindível. A vendedora autônoma é uma ótima opção em datas festivas, como aniversários, Dia das Mães, Natal, entre outras. Muitas vezes, é ela quem vai socorrer o cliente que compra o presente de última hora.
Ao trabalhar com disponibilidade de produtos no estoque, a comerciante fideliza os consumidores atrasados. Ferramentas online que podem ajudar são o Instagram e o WhatsApp Business, transformar ambos em catálogos digitais é uma excelente forma de facilitar a busca do cliente pelos itens à venda.
Por Hinarai Wavrita
Diretora de marketing do Grupo GD, empresa de joias B2B que atua desde a fabricação de peças, venda, entrega e consultoria especializada aos parceiros.