Conheça as vantagens de mostrar aos funcionários os resultados da empresa

Veja como colaboradores informados são capazes de favorecer o seu negócio

Conheça as vantagens de mostrar aos funcionários os resultados da empresa
Foto: Redação EdiCase
Conheça as vantagens de mostrar aos funcionários os resultados da empresa

Alguns diretores adotam uma forma de mostrar aos seus funcionários o rendimento da empresa. Geralmente isso é feito uma vez ao ano ou a cada final de semestre. Mas como fazer esse tipo de comunicação? É viável fazer uma apresentação da mesma forma que se faz na reunião dos diretores? Para esclarecer essas e outras dúvidas, especialistas explicam como a comunicação é fundamental no ambiente corporativo. Veja!

Perfil da empresa

Luis Fernando Freitas (LFP de Freitas), administrador de empresas com especialização em contabilidade e finanças pela FAAP, acredita que a escolha de como mostrar os resultados depende muito do perfil da empresa , já que definir esse padrão de uma hora para outra pode causar estranhamento por parte dos funcionários. “Ao elaborar a apresentação, poderá provocar reações diferentes, gerar dúvidas e até reações negativas. Daí a importância de respeitar a forma como cada um quer gerenciar o seu negócio”, explica.

Adéque as informações

Rebeca Toyama, fundadora da Coaching Integrativo, aconselha que a empresa mostre os resultados para seus funcionários, tanto os positivos como os negativos. “Mas, como em qualquer comunicação, devemos adequar a forma e o conteúdo ao público-alvo e deixar claro quais são os objetivos dessa divulgação e, principalmente, qual o impacto esperado”, esclarece.

Motivação para os funcionários

A empresa que trabalha com transparência, dentro do possível, é capaz de motivar as pessoas para novas metas. “É preciso se ter um objetivo claro, seja para corrigir o erro ou permitir que a equipe possa reavaliar o ocorrido e até mesmo manter uma estratégia bem-sucedida”, aconselha Luis Fernando Freitas.

Importância da comunicação

Uma empresa que não se comunica ou se comunica de forma errada com seus funcionários, abre espaço para ruídos. Para evitar o problema, a empresa deve estar alinhada com seus funcionários de forma que se sintam seguros e confiantes ao que lhe é passado. “A construção de um ambiente de trabalho baseado em interações de confiança é o alicerce para criação de relações éticas e saudáveis”, explica Márcia Kareslisky, consultora em comunicação.

Resultados positivos ou negativos

Marcar reuniões com a equipe somente quando os resultados são positivos não é uma boa. Os funcionários devem estar cientes do que está acontecendo com a empresa, até para ter melhor rendimento. Se não lhe é passado o resultado negativo, acredita que tudo está maravilhoso e deve continuar como está.

“É importante que o funcionário tenha sempre um feedback, independente do resultado ser bom ou ruim. Cada equipe deve ter o retorno do seu líder de acordo com suas demandas”, aconselha Adriana Barbosa, diretora-geral e fundadora da Payleven.