Tamanho do texto

Títulos forçariam países da zona do euro a cobrir dívidas dos demais

selo

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou hoje que a emissão de eurobônus, títulos que obrigariam os países da zona do euro a garantir as dívidas dos demais membros do bloco monetário, poderia prejudicar nações com posições fiscais mais saudáveis.

Após uma reunião com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ele também disse que o atual tamanho da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) é suficiente e que uma eventual expansão desse fundo somente alimentaria a especulação.

A EFSF foi criada com o objetivo de obter recursos nos mercados de capitais, por meio da emissão de bônus ou de outras ferramentas, para financiar empréstimos a países da zona do euro. Atualmente, o fundo possui capacidade para emprestar 440 bilhões de euros.

Recentemente, no entanto, autoridades como o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, defenderam a ampliação dessa capacidade, numa tentativa de tranquilizar os mercados e evitar um agravamento da crise. A EFSF vai deixar de existir em meados de 2013 e será substituída pelo ESM, que terá uma estrutura semelhante. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas