Tamanho do texto

Vangelis Venizelos ficará também com o cargo de vice-presidente do governo

O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, nomeou nesta sexta-feira o ministro da Defesa e número dois do partido governante Pasok, Vangelis Venizelos, como novo responsável pela pasta de Finanças, anunciou um porta-voz do Governo.

Venizelos substitui Giorgos Papaconstantinou, bastante impopular na Grécia por ser o artífice das reformas econômicas necessárias para seguir recebendo ajuda externa.

O até agora ministro da Defesa, de 54 anos, é deputado pela região de Salônica e ocupou no passado diversas pastas em Governos anteriores do Pasok.

No currículo, Venizelos tem curso de leis na própria cidade de Salônica e estudos de pós-graduação em Paris, além de ser considerado um destacado constitucionalista na Grécia. Na corrida pela liderança do partido em 2007, foi o principal adversário de Papandreou.

Ele será também vice-presidente do Governo, enquanto Papaconstantinou ficará a cargo do Ministério de Meio Ambiente e Energia.

Além disso, o novo ministro de Relações Exteriores da Grécia será Stavros Lambrinidi, até agora chefe do grupo do Pasok no Parlamento Europeu. Os novos integrantes do Governo grego jurarão seus cargos às 7h (de Brasília) desta sexta-feira, de acordo com o porta-voz do Governo, George Petalotis.