Tamanho do texto

Presidente do Banco Central diz que ampliação da infraestrutura é fundamental para o crescimento sustentável do País

selo

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira que a ampliação da infraestrutura é condição fundamental para a manutenção do crescimento sustentável do País nos próximos anos. O presidente do BC ressaltou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) busca estimular a eficiência produtiva de diversos setores da economia.

Durante apresentação no Congresso Brasileiro do Aço, em São Paulo, Tombini disse que o governo e a iniciativa privada podem trabalhar mais para ampliar a Formação Bruta do Capital Fixo (FBCF) - os investimentos - no País, para ampliar a geração de empregos, o que vai colaborar para aumentar a renda da população.

Tombini salientou que as perspectivas para o Brasil nos próximos anos são "excelentes", "com inflação na meta e expansão da economia". Ele afirmou que isso deve ocorrer com a constante melhoria do bem estar da população. "O índice de Gini tem o menor nível dos últimos 30 anos", completou Tombini, referindo-se à medida de desigualdade social da população.

Ele afirmou ainda que o endividamento público em relação ao PIB deve continuar em queda e observou que o País já possui o grau de investimento e que sua classificação de risco de crédito ainda vai melhorar. Tombini observou que a concessão de crédito deve continuar crescendo em bases favoráveis. "O mercado de crédito é dinâmico e deve continuar crescendo com segurança e sustentabilidade". Tombini disse ainda que o País tem grande potencial de expansão no mercado global de commodities.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.