Tamanho do texto

Londres, 19 mar (EFE).- A Comissão de Concorrência (CC) do Reino Unido pediu hoje à Autoridade Aeroportuária Britânica (BAA, em inglês) a venda dos aeroportos londrinos de Gatwick e Stansted e de um na Escócia, Glasgow ou Edimburgo, alegando que os problemas de concorrência prejudicam passageiros e companhias aéreas.

Em um relatório final sobre os sete aeroportos operados pela BAA, a CC explica que o órgão deverá vender os três aeroportos em até dois anos, começando por Gatwick, seguido por Stansted, e, por último, Edimburgo ou Glasgow.

A comissão deixou claro que a BAA decidirá qual dos dois aeroportos escoceses será colocado à venda.

Em resposta a este relatório, a autoridade do setor declarou, em comunicado, que levará o pedido da CC em conta antes de decidir como responderá.

Em agosto de 2008, a CC já havia solicitado à BAA a venda de três de seus sete aeroportos, dois em Londres e um na Escócia, em um relatório preliminar.

No mês seguinte, a BAA pôs à venda o de Gatwick por um preço estimado de quase 1,8 bilhão de libras (cerca de 2,034 bilhões de euros).

A CC identificou problemas de concorrência nos sete aeroportos administrados pela BAA: Heathrow, Gatwick e Stansted (Londres); Southampton (sul da Inglaterra), e Edimburgo, Glasgow e Aberdeen (Escócia).

Os três aeroportos deverão ser vendidos a diferentes compradores e, caso o tempo limite estabelecido para as transações não seja cumprido, a comissão se reserva o direito de designar um representante independente para conduzir a venda.

Após a divulgação da decisão final da CC, a BAA indicou que "aceita a necessidade de uma mudança" e ressaltou que "já está mudando", após uma reorganização para melhorar o serviço ao consumidor e com o início da venda de Gatwick.

No entanto, o executivo-chefe da BAA, Colin Matthews, disse hoje que "a questão não é estar de acordo ou não com a análise da CC, mas sim de ver se é prático vender três aeroportos nas extraordinárias e duras condições atuais". EFE vg/bba/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.