Tamanho do texto

San Sebastián (Espanha), 27 out (EFE).- O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, disse hoje que a indústria turística pode estar no coração da mudança e da transformação do modelo econômico mundial, atualmente em crise.

O recentemente eleito responsável pela OMT assegurou que, embora os dados globais do setor turístico no mundo continuem sendo negativos, "começa a ser visto um pouco de luz no fim do túnel" e existem sinais que o levam a "ser otimista".

Em sua opinião, após a crise do modelo de desenvolvimento "dos últimos 60 anos", a indústria turística está em situação de situar-se no "coração da mudança de modelo", porque "é a mais qualificada para movimentar-nos de onde estamos para onde deveríamos estar".

O secretário-geral da OMT disse que o novo modelo deverá combinar os desafios econômico e ecológico e transformar em um só a busca pela resolução das duas questões.

Rifai defendeu o estabelecimento de métodos sistemáticos e científicos de medição do turismo, assim como de avaliação de seu impacto econômico, um aspecto sobre o qual as estimativas ainda são imprecisas. EFE rh/pd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.