Tamanho do texto

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, alertou que não será possível concluir a Rodada Doha de negociações comerciais em 2010 se os países membros falharem em dar um salto nas negociações até o final de março. Existem diferenças tanto nos números quanto no tamanho das questões que precisamos tratar para fechar a rodada, disse Lamy em entrevista coletiva à imprensa ao final do encontro ministerial de três dias que reuniu representantes dos 153 países membros da OMC.

"No momento, meu senso de ritmo de negociações é que neste ritmo, concluir (a rodada) em 2010 será um desafio. Este é o motivo para acelerar", disse.

Os países membros decidiram que um "exercício de avaliação" deve ser realizado no final de março do próximo ano, embora não esteja claro se este será um encontro ao nível ministerial ou de representantes graduados. Lamy disse que o final do primeiro trimestre foi escolhido porque "provavelmente será o último momento" para um salto que permitiria concluir o acordo em 2010.

Lançado na capital do Catar em 2001, a Rodada Doha tem encontrado desacordos entre países industrializados e em desenvolvimento sobre os níveis dos cortes dos subsídios agrícolas e das tarifas de bens industriais. O prazo final para conclusão da negociação tem sido prorrogado repetidamente. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas