Tamanho do texto

O embaixador Roberto Azevedo, subsecretário de Assuntos econômicos e tecnológicos do Itamaraty, afirmou hoje, no Senado, que a Organização Mundial do Comércio (OMC) deve convocar para a segunda semana de setembro uma reunião de altos representantes para tratar da possível retomada da Rodada Doha. Nesta reunião, os negociadores deverão tratar de fórmulas para contornar o impasse gerado pela Índia - que recusou o modelo de salvaguardas especiais para os produtos agrícolas sensíveis de países em desenvolvimento - e pelos Estados Unidos, que se recusaram a abrir a discussão.

Segundo Azevedo, os altos representantes deverão igualmente tratar dos temas mais delicados e que podem vir a comprometer a rodada depois de uma possível retomada das negociações. Entre esses temas, está a demanda dos Estados Unidos por negociações setoriais na área industrial.

Azevedo foi convidado pelas comissões de Relações Exteriores e de Assuntos Econômicos do Senado para audiência pública. Depois de duas horas e quinze minutos de espera, o embaixador foi informado que a sessão teria sido transferida para outro dia.

Leia mais sobre Rodada Doha

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.