Tamanho do texto

SÃO PAULO E NOVA YORK - Em comunicado ao mercado, a Oi (ex-Telemar) anunciou hoje a indicação de Alex Valdemar Zornig para a diretoria de Finanças e Relações com Investidores das empresas do grupo. Ele acumulará a função na Tele Norte Participações, Tele Norte Leste, Tele Norte Celular Participações, Amazônia Celular, Coari Participações e Calais Participações.

A indicação ainda depende de aprovação dos conselhos de administração das empresas mencionadas.

Com 50 anos, o executivo é formado em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização pela Fundação Getúlio Vargas e pela London Business School. Zornig, que substituirá José Luís Salazar, iniciou a carreira na consultoria Price, onde ficou por 14 anos. Depois passou pelo BankBoston, Itaú e Safra.

O executivo chega num momento de transição na companhia. Com o objetivo de tornar a empresa mais ágil depois que for concluída a compra da Brasil Telecom, a diretoria financeira será dividida em duas áreas.

Uma delas, pela qual Zornig será responsável, terá atribuições mais estratégicas. Vai cuidar da tesouraria, do gerenciamento dos custos e do endividamento da operadora. Outra subdivisão, para a qual ainda não foi escolhido um executivo, será responsável pela gestão do dia-a-dia e pela integração das estruturas internas da Oi e da BrT. "Vai juntar as máquinas nossas com as da Brasil Telecom", afirmou o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco.

Ao lado de representantes dos acionistas da operadora, Falco fez hoje uma apresentação a investidores na Bolsa de Nova York e conduziu a cerimônia de encerramento do pregão. O objetivo foi comemorar os dez anos de listagem dos ADRs do grupo no mercado americano.

(Valor Online, com Talita Moreira* | Valor Econômico, para o Valor Online)
*A repórter viajou para Nova York a convite da Oi

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.