Tamanho do texto

Em um fórum promovido pela Casa Branca sobre o mercado de trabalho, o presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu adotar todas as medidas responsáveis para acelerar a criação de emprego. Contudo, ele destacou que a capacidade do governo federal para superar os desafios do mercado de trabalho do país é limitada.

Com isso, Obama encarregou o setor privado de desenvolver estratégias que possam estimular as contratações e impulsionem o crescimento econômico. "A verdadeira recuperação econômica virá apenas do setor privado", disse Obama na abertura do fórum nesta tarde.

Com a taxa de desemprego em seu nível mais alto em 26 anos, o fórum é um meio da administração ouvir os executivos-chefes, proprietários de pequenos negócios, líderes trabalhistas e grupos sem fins lucrativos sobre ideias para a criação de emprego.

Cerca de 130 pessoas foram convidadas a participar do fórum, incluindo o executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, o CEO da AT&T Randall Stephenson e o CEO da FedEx Corp, Fred Smith.

Quando se trata de criar mais empregos e impulsionar a economia, "nossa capacidade - a capacidade do governo - ainda é um tanto limitada", acrescentou o vice-presidente Joe Biden.

A administração Obama ajudará a criar as condições que proporcionem uma economia mais forte, "mas são vocês... Que estão na posição de tornar isso uma realidade", disse o presidente ao participantes do fórum. "Sem vocês não se tornará uma realidade."

Em outubro, a taxa de desemprego atingiu a máxima em 26 anos de 10,2%, estabelecendo um tom sombrio em Washington e colocando pressão sobre a administração Obama para fazer mais para tentar arrumar o mercado de mão de obra. Algumas ideias já estão sendo desenvolvidas no Congresso e em instituições privadas em Washington sobre como a administração pode fazer mais para ajudar o mercado de trabalho. As ideias variam de investimentos em infraestrutura e programas de eficiência energética a isenções de impostos para pequenas empresas e novo financiamento no setor de transportes.

Obama disse que está "aberto a toda boa ideia demonstrável", aumentando as expectativas de que os congressistas avancem sobre uma nova legislação.

Uma lei sobre o emprego no Congresso parecia algo distante há duas semanas, mas o cenário mudou e o fórum de emprego na Casa Branca pode ser um espaço que promova novas propostas, disse o economista do Goldman Sachs Alec Phillips em uma recente nota para clientes. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.