Tamanho do texto

A Nokia começou nesta segunda-feira um programa de substituição de carregadores de celulares. Apesar de a ação não afetar diretamente o Brasil - os plugs e pins dos modelos comercializados aqui não apresentam problemas - o consumidor brasileiro que tiver comprado um Nokia no exterior precisa estar atento.

Segundo a empresa, o risco é de choque elétrico em alguns carregadores fabricados pela parceira Huizhou BYD Electronic. Os modelos perigosos são o AC-3U e AC-3E, fabricados entre 15 de junho e 9 de agosto deste ano, e o modelo AC-4U, feito entre 13 de abril e 25 de outubro de 2009.

De acordo com a Nokia, "o plástico que cobre os carregadores podem ficar frouxo, expondo componentes internos e colocando o consumidor em risco de choque elétrico quando ligado na tomada".

Para saber se o seu carregador é um dos 14 milhões que necessitam de substituição, acesse o site http:\\chargerexchange.nokia.com. A Nokia recomenda aos consumidores com carregadores elegíveis que parem de utilizá-los.

A troca é gratuita. O call center da Nokia tira dúvidas pelos telefones (11) 4003-2525, para regiões metropolitanas, e 0800 88-NOKIA (0800-88-66542) nas demais localidades, de segunda a sábado, das 8h às 22h.

A empresa finlandesa não mencionou casos de acidentes e ferimentos que tenham ocorrido com os carregadores defeituosos.

Leia mais sobre: recall

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.