Tamanho do texto

A NBC Universal e dois sócios anunciaram hoje que chegaram a um acordo para comprar o Weather Channel da Landmark Communications Inc., finalizando um processo que atraiu várias companhias de mídia.

Os termos financeiros do negócio não foram divulgados, mas uma pessoa próxima às negociações disse que o preço de compra foi de US$ 3,5 bilhões, em dinheiro. Os sócios da NBC no negócio são as empresas de private equity (que compram participações acionárias em outras companhias) Blackstone Group LP e Bain Capital LLC.

Além do Weather Channel, que pode ser visto por 97% dos assinantes de televisão a cabo dos EUA, o acordo inclui vários ativos relacionados, como serviços de tempo para jornais e estações de rádios e o popular site na internet Weather.com.

A NBC, uma unidade da General Electric Co., se tornou a única empresa a dar lance pelo Weather Channel no mês passado, depois que a Time Warner Inc. desistiu do negócio. A CBS Corp. e a empresa de TV a cabo Comcast Corp. também chegaram a demonstrar interesse pela compra.
A NBC já opera um serviço de tempo e notícias digital chamado NBC Weather Plus, que foi lançado em 2004. O NBC Weather Plus pertence à NBC e suas estações de TV afiliadas e pode ser visto nos serviços de cabo digitais. A NBC e a Landmark disseram em um comunicado que o Weather Channel vai operar como uma empresa separada a partir de sua base em Atlanta.

Eles disseram que o negócio deve ser fechado até o fim do ano, dependendo da aprovação das autoridades que regulam o mercado. A Landmark, baseada na Virgínia, colocou o Weather Channel à venda em janeiro, junto com outros negócios, incluindo oito jornais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.