Tamanho do texto

SÃO PAULO (Reuters) - A MRS Logística anunciou nesta quarta-feira que está desenvolvendo projeto para ampliar a capacidade de transporte na ferrovia do Sistema Cremalheira, localizado na Serra do Mar, entre São Paulo e Santos. A companhia prevê investir 130 milhões de reais em uma primeira fase para substituir locomotivas por modelos de maior capacidade que devem chegar ao Brasil apenas a partir do final de 2012.

A capacidade de transporte por viagem passará de 500 para 750 toneladas, informa a MRS, que tem entre seus principais acionistas a Companhia Siderúrgica Nacional.

"O objetivo é apoiar o crescimento do volume e aumentar a confiabilidade do transporte nos próximos anos", afirma a MRS em comunicado.

Atualmente, a operação ferroviária na Serra do Mar, que dá acesso ao porto de Santos, transporta cerca de 7,5 milhões de toneladas por ano. Com a primeira fase da modernização do sistema, a capacidade passará, nos próximos sete anos, a 24 milhões de toneladas anuais, somando as capacidades de subida e descida.

A MRS avalia ainda uma segunda etapa de investimentos, que poderia elevar a capacidade do sistema para até 56 milhões de toneladas. "A realização desta segunda fase dependerá da avaliação dos possíveis cenários de demanda futura", informa a empresa.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.