Tamanho do texto

Mohammad Ali Abadi foi apresentado oficialmente no cargo nesta segunda-feira

O ministro de Petróleo interino iraniano, Mohammad Ali Abadi, viaja nesta segunda-feira a Viena para participar da reunião ministerial da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Em declarações divulgadas pela agência estatal de notícias iraniana, "Irna", o primeiro vice-presidente do país, Mohammad Reza Rahimi, confirmou que Ali Abaday liderará a delegação de seu país na capital austríaca, nesta segunda-feira na cerimônia de apresentação de Ali Abadi como ministro interino de Petróleo.

Em 3 de junho, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, renunciou ao cargo do Ministério interino de Petróleo e nomeou o ex-diretor da Organização de Educação Física, Mohamad Ali Abadi, para substituí-lo. A nomeação, anunciada no site da Presidência, se produz apenas 24 horas depois que o Parlamento aprovou um documento no qual considerava ilegal que o governante tivesse o estratégico ministério.

Ahmadinejad assumiu o Ministério de Petróleo em abril após destituir o então responsável, Massoud Mirkazemi, dentro de um suposto plano para fundir vários ministérios e reduzir de 21 para 17 o número de ministros. De acordo com as leis iranianas, o governante tem poder para remodelar o Gabinete e nomear ministros interinos por um prazo de três meses, após o qual deve consultar o Parlamento para novas nomeações.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.