Tamanho do texto

Nike fechou em alta de 10% depois de ter divulgado ontem que seu lucro no quarto trimestre fiscal aumentou 14%

selo

Os principais índices do mercado de ações norte-americano fecharam em alta, refletindo a maior disposição dos investidores para aplicar em ativos considerados arriscados diante dos sinais de que uma solução para a crise da dívida soberana da Grécia está próxima.

O Dow Jones subiu 145,13 pontos, ou 1,21%, para 12.188,69 pontos, puxado pelo bom desempenho de componentes como Caterpillar (+3,02%) e Home Depot (+2,44%). Foi o ganho mais acentuado do índice numa única sessão desde 2 de abril. O Nasdaq avançou 41,03 pontos, ou 1,53%, para 2.729,31 pontos. O S&P 500 fechou em alta de 16,57 pontos, ou 1,29%, a 1.296,67 pontos.

Entre os destaques da sessão, a Nike fechou em alta de 10% depois de ter divulgado ontem que seu lucro no quarto trimestre fiscal aumentou 14% na comparação com igual período do ano anterior, superando as estimativas do mercado.

Hoje, notícias de que os bancos da Alemanha teriam concordado a princípio em rolar aproximadamente US$ 10 bilhões em títulos da dívida da Grécia animaram os investidores, assim como a aparente receptividade das autoridades e representantes de instituições financeiras da Europa em relação a um plano da França para evitar um não pagamento (default) da Grécia.

Segundo essa proposta, as instituições financeiras reinvestiriam, pelos próximos três anos, 50% dos rendimentos obtidos com o vencimento dos bônus da Grécia em títulos do próprio país com prazo de 30 anos. Outros 20% dos rendimentos seriam destinados a servir como garantia do pagamento dessa dívida, o que deve beneficiar os investidores se a economia da Grécia tiver um bom desempenho.

Os indicadores divulgados mais cedo sobre a economia dos EUA apresentaram um quadro misto. O índice de confiança do consumidor medido pelo Conference Board recuou levemente em junho ante maio e ficou abaixo das expectativas do mercado. Já o índice de preços de moradias da S&P/Case-Shiller subiu em abril na comparação com março, mas diminuiu em relação a abril de 2010. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.