Tamanho do texto

Reunião, que prepara terreno para chefes das pastas, acontecerá na noite deste sábado

BRASÍLIA - Os vice-ministros de finanças do G-20, grupo das principais economias mundiais, participarão de uma conferência por telefone na noite deste sábado para discutir as crises na Europa e nos Estados Unidos, afirmou uma fonte do Ministério da Fazenda brasileiro. A fonte disse à Reuters que a conferência foi marcada para 19h30 (horário de Brasília). "Será uma troca de informações e opiniões", disse a fonte por e-mail sem fornecer mais detalhes.

Investidores estão ansiosos por sinais de uma resposta política coordenada das maiores economias do mundo, o que pode evitar que as crises se espalhem ou piorem.

Os vice-ministros normalmente preparam o terreno para reuniões dos chefes das pastas. Uma fonte europeia afirmou que os ministros das finanças do G-7 e presidentes de bancos centrais das maiores economias desenvolvidas farão uma conferência por telefone mais tarde no sábado ou no domingo.

O temor de uma recessão global tem aumentado na esteira de uma semana de vendas no mercado financeiro e depois da decisão da Standard & Poor's de rebaixar pela primeira vez a classificação da nota de crédito de longo prazo dos Estados Unidos de "AAA" para "AA+".

(Reportagem de Isabel Versiani)

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.