Tamanho do texto

Investidores reagiram de modo favorável à decisão do Banco do Japão de expandir seu programa especial de crédito

selo

A Bolsa de Tóquio fechou em alta, com a reação favorável dos investidores à decisão do Banco do Japão (BOJ, banco central) de expandir seu programa especial de crédito, ao mesmo tempo que as ações da Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, dispararam 25% com a aprovação pelo governo de uma lei para ajudar a empresa. O índice Nikkei 225 ganhou 99,58 pontos, ou 1,1%, e fechou aos 9.547,79 pontos.

O pregão havia começado em um ambiente de relativa cautela, mas ampliou seus ganhos à tarde depois que dados da China mostraram inflação anual de 5,5% em maio. De acordo com analistas, os "players" ficaram aliviados porque o dado veio exatamente em linha com as expectativas do mercado, enquanto outros números mostraram desaceleração apenas moderada da atividade econômica chinesa.

Posteriormente, o sentimento do mercado foi ajudado ainda pelo anúncio do banco central sobre a expansão de 500 bilhões de ienes em sua linha especial de crédito destinada a estimular o crescimento de setores com alto potencial, além de facilitar ainda mais as condições já bem amigáveis com que os recursos são emprestados. Ao fim de sua reunião de dois dias, o conselho de política monetária do BOJ melhorou sua avaliação da economia japonesa pela primeira vez em três meses. As informações são da Dow Jones .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.