Tamanho do texto

Indicador da Serasa Experian registra quarto recuo seguido

selo

O Indicador de Perspectiva do Crédito ao Consumidor, calculado pela Serasa Experian, chegou a 101,2 pontos em janeiro, com queda de 0,4% em relação a dezembro, quando estava em 101,5. Esse é o quarto recuo consecutivo do indicador, o que mostra que as concessões de crédito aos consumidores deverão continuar crescendo em 2012, porém num ritmo mais lento que o de 2011. Pontuação acima dos 100 pontos indica aumento na concessão de crédito.

Segundo a Serasa Experian, apesar dos estímulos monetários e fiscais adotados pelo governo para o crédito e o consumo, a desaceleração da expansão do crédito se deve ao nível ainda elevado da inadimplência. "Níveis de endividamento e de inadimplência mais elevados tenderão a manter o crédito ao consumidor numa trajetória mais moderada de expansão no médio prazo", afirma a empresa, em nota divulgada hoje. O indicador de perspectiva de crédito da Serasa busca antever em que ciclo o crédito estará em um horizonte de seis meses.

No caso de crédito para pessoas jurídicas, o indicador mostrou crescimento de 0,2% em janeiro, para 99,3 pontos, ante 99,1 em dezembro. Estimulado pela trajetória de redução das taxas de juros e pelo cenário de retomada da economia do País, o crédito para empresas deverá se acelerar neste ano, principalmente a partir do segundo trimestre.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.