Tamanho do texto

Para gestores, plano de crescimento da empresa trará lucros; além disso, rentabilidade do FGTS é muito limitada

As pressões de curto prazo fazem com que a compra de ações da Petrobras com recursos do FGTS não seja vantajosa, por exemplo, para quem planeja comprar uma casa. Quem pode segurar o dinheiro, no entanto, só tem a ganhar. “Não há muito o que pensar. A Petrobras é uma das poucas petrolíferas do mundo que crescem, num cenário em que o petróleo está escasseando no mundo”, diz Alexandre Póvoa, diretor da área de gestão de recursos do Banco Modal.

Na opinião do gestor, são inegáveis as indicações de ganhos futuros da empresa, que vai investir pesado na produção de petróleo além da camada marítima de sal. “Além disso, boa parte das pressões políticas foram eliminadas, o que diminui o desconto de risco.”

As boas perspectivas para a Petrobras casam-se com a popularidade baixa do FGTS. “Ao se comparar aplicações de longo prazo, qualquer coisa é melhor que o FGTS”, diz Angela Menezes, professora de finanças do Insper. “Na verdade, nem considero o FGTS um investimento”, ironiza. Cálculos feitos pela professora mostram que o fundo de garantia perdeu até para a poupança, considerada o patinho feio dos rendimentos. De 2000 a 2009, o fundo de garantia teve rendimento de 67,49%, enquanto o índice de inflação IPCA rendeu 89,96%, a poupança 126,75% e o CDI teve rentabilidade de 343%.

Para poucos

A possibilidade de uso do FGTS para comprar papéis da Petrobras, no entanto, não vale para todos. Desta vez, apenas 90 mil trabalhadores poderão aproveitar a opção de usar 30% de seu fundo no processo de capitalização da estatal, segundo cálculos do Instituto FGTS Fácil.

A limitação faz parte da lei que autoriza a União a transferir para a companhia os direitos de pesquisa e lavra equivalentes a 5 bilhões de barris de petróleo que estão envolvidos na capitalização. Pela regra, só poderá participar da operação quem comprou ações da empresa com recursos do FGTS no ano 2000, pela primeira vez, e as manteve em carteira até hoje. Na época, 312 mil trabalhadores reverteram parte do fundo para as ações da petrolífera, mas só 90 mil continuaram com eles.

De 4 de julho de 2000, data de início de operações dos fundos que negociavam o FGTS Petrobras, as ações da empresa já subiram 560%. Para efeitos de comparação, o FGTS subiu 66,3% de julho de 2000 a julho deste ano. O IPCA teve ganho de 92,49% no mesmo período, a poupança rendeu 125,71% e o CDI teve ganhos de 328,61%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.