Tamanho do texto

Instituição foi criada em 1994 e buscou um nicho de especialização

O Banco Pottencial é especializado na prestação de garantias por meio da concessão de cartas de fiança bancária. Foi criado em 1994, como braço financeiro de um grupo que atuava na construção civil pesada, siderurgia, comércio de veículos e agropecuária. Inicialmente, o banco foi em busca de clientes no círculo de relacionamento do próprio grupo.

Procurado, o presidente da instituição, Carlos Quick, só respondeu aos questionamentos do iG por meio de mensagem eletrônica, por intermédio da assessoria de imprensa. No e-mail, afirma que a administração do banco está centralizada em Minas Gerais. “Entretanto, através de empresas coligadas e com uma atuação direcionada, atendemos em todo o território nacional às demandas dos clientes, sendo que Minas Gerais representa 18% dos negócios”, diz o executivo no e-mail.

O Pottencial é um banco familiar e seus sócios atuam no Conselho de Administração da instituição. No ano passado, o grupo criou a Pottencial Seguradora, voltada para garantias de obrigações contratuais públicas e privadas. O grupo atua também no crédito consignado, por meio da Civex Serviços Financeiros. O patrimônio liquido consolidado do banco, segundo o presidente, é de R$ 105 milhões e o resultado está em torno de R$ 30 milhões. Quick não informa a que data se referem os dados.